O que é gestão imobiliária e como otimizá-la

11 de novembro de 2021 Dataimob Marketing 6 minutos de leitura

O que é Gestão Imobiliária

A gestão imobiliária é primordial para que incorporadoras e imobiliárias consigam ter destaque em um mercado tão competitivo como este. Mas o que isso significa na prática e quais ações devem ser implementadas visando o sucesso? Descubra agora!

Índice

Clientes, funcionários, fornecedores, recursos, patrimônio e muitos outros assuntos fazem parte do dia a dia da gestão de qualquer empresa. Aliás, gerir é basicamente garantir o perfeito funcionamento de cada setor para que um negócio alcance seus objetivos.

Tudo isso, claro, é classificado hierarquicamente de acordo com as necessidades e metas de curto, médio e longo prazo.

A lógica é a seguinte: se uma organização está perdendo clientes para a concorrência, então ela terá que implementar ações e processos que acabem com esse problema, e é aqui que a gestão da carteira será necessária, por exemplo.

Mas como isso se aplica ao mercado imobiliário? Continue a leitura deste artigo e confira:

O que é gestão imobiliária?

Respondendo de forma direta o que é gestão imobiliária, é basicamente o desenvolvimento de técnicas, metodologias e uso de ferramentas que promovam à empresa a um ciclo de melhoria contínua em todos os seus departamentos, especialmente os deficitários.

A gestão imobiliária pode ser usada para focar na captação de novos clientes, estudo de mercado visando novas oportunidades de negócio, melhoria do atendimento ao cliente, agilidade na execução de tarefas e redução de custos.

O uso de tecnologias para auxiliar os processos voltados ao gerenciamento da imobiliária é essencial, pois softwares de gestão e automação de tarefas garantem a redução de erros à medida em que todo o trabalho é feito com maior agilidade e sem a necessidade de uma equipe grande.

A importância da gestão imobiliária

O que é gestão imobiliária você já sabe, mas qual é a sua importância na prática?

Bom, como mencionado brevemente no começo deste conteúdo, a gestão é pensada e desenvolvida para garantir que a imobiliária ou incorporadora alcance seus objetivos, independente de quais sejam eles no momento.

Eles, portanto, são divididos em quatro partes:

  • gestão financeira;
  • gestão patrimonial;
  • gestão de pessoas;
  • gestão da carteira de clientes.

Os pilares listados são os que sustentam o funcionamento de uma imobiliária. Em outras palavras, o sucesso em cada um deles faz com que seja possível obter destaque no mercado.

O que engloba a gestão imobiliária

Os pilares sobre o que é gestão imobiliária você já conhece, agora é hora de ver como eles funcionam e o impacto deles para que tudo funcione perfeitamente e os objetivos consigam ser alcançados.

Sendo assim, veja abaixo os detalhes que englobam e fundamentam a gestão imobiliária:

Finanças

A gestão das finanças deve organizar as saídas e entradas dos cofres da imobiliária, sempre considerando custos fixos e, principalmente, os variáveis, já que estamos falando de um mercado sensível e volátil.

Os ganhos também podem variar, já que não há garantia de vendas todos os meses, ainda mais se levarmos em consideração que os imóveis podem não possuir o mesmo valor/padrão.

Diante disso, a gestão financeira deve administrar os recursos e alocá-los da melhor maneira possível a fim de garantir a segurança financeira da empresa.

Gestão de patrimônio

Imobiliárias têm a obrigação de estarem sempre atentas aos imóveis que estão em seu nome e realizar avaliação de imóveis periodicamente, checar documentos e considerar a necessidade de novos investimentos e reformas.

Nesse caso, a gestão patrimonial é feita para evitar problemas legais e garantir que os empreendimentos tenham aderência em relação ao público.

Gestão de pessoas

A imobiliária também precisa cuidar da relação com seus funcionários e definir que haja um fluxo padronizado de trabalho que favoreça a todos.

Por exemplo, criar uma política para rodízios e plantões dos corretores, padronizar atendimento e abordagem, dentre outros pontos.

Além disso, há também outros colaboradores como RH e secretárias. Logo, a gestão de pessoas deve focar em um ambiente de trabalho harmonioso para todos e lidar bem insatisfações, sugestões, solicitações e afins.

Gestão de clientes

Clientes são os responsáveis pelo fato da imobiliária estar com as portas abertas, por isso devem ser priorizados.

Dito isso, gerir a carteira de clientes não significa apenas prestar um bom atendimento e realizar contatos pontuais, mas também identificar um nicho de mercado com o perfil de público que a sua imobiliária busca.

Assim, fica mais fácil realizar prospecção, pós venda e também investir em anúncios e campanhas de Marketing focadas na atração de novos compradores.

Como ter uma gestão imobiliária eficiente

Melhorar a gestão está relacionado diretamente com elevar o nível da imobiliária como um todo, desde a otimização dos processos internos até a imagem dela para o mercado e seus clientes.

Essa relação está baseada nos já citados pilares, mas quais ações práticas podem otimizá-los no dia a dia? Confira abaixo três dicas para ter uma gestão imobiliária eficiente!

1 – Utilize ferramentas de gestão

As ferramentas são indispensáveis quando o assunto é melhorar a gestão e mais que isso, criar caminhos para facilitá-la.

Esses softwares integram informações dentro da plataforma para que você não tenha dificuldade nas tomadas de decisão e seja sempre guiado por dados, minimizando assim a possibilidade de erros.

Além disso, eles também ajudam a identificar falhas no processos para corrigi-los antes que isso tome grandes proporções, melhorando gradualmente a qualidade das atividades internas.

Outro ponto a ser destaco, é que é possível também automatizar algumas tarefas, especialmente as burocráticas que demorariam mais tempo até serem concluídas caso fossem feitas manualmente, como processos administrativos, organização de documentações e acesso ao histórico dos clientes.

Indo além, o uso da tecnologia traz os seguintes benefícios para a gestão imobiliária:

  • processos mais assertivos;
  • velocidade e segurança nas tomadas de decisão;
  • melhor organização interna;
  • controle sobre as etapas de venda;
  • melhor relação com o cliente.

2 – Invista em networking

Uma rede de contatos é muito importante para uma imobiliária, principalmente porque esse segmento costuma funcionar com base em indicações, já que comprar ou alugar um imóvel é uma decisão delicada.

Feiras, eventos, workshops e lançamentos são locais que devem ser frequentados para sentir o mercado e ainda conhecer pessoas que podem colaborar em futuros negócios.

3 – Trabalhe com metas

As metas são um termômetro para o seu nível de gestão, tanto no momento de defini-las quanto na hora de implementar ações para alcançá-las.

Trabalhar dessa forma faz com que a equipe de corretores não estagne, venda mais e automaticamente favoreça o crescimento da imobiliária.

Está pronto para melhorar a qualidade da sua gestão? Então conheça as vantagens de um software para imobiliárias.

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A DataImob é uma empresa de inteligência que desenvolve indicadores estratégicos para o mercado imobiliário. Nosso objetivo é empresa referência no mercado de indicadores imobiliários, para isso contamos com muita inovação e tecnologia.

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