Imobiliária on-line: entenda tudo que seu negócio precisa para se destacar no meio tecnológico

31 de agosto de 2021 Dataimob Marketing 6 minutos de leitura

Imobiliária on-line: entenda tudo que seu negócio precisa para se destacar no meio tecnológico

Ser uma imobiliária on-line é para quem quer se destacar no mercado atual. Por isso, entender o que é um escritório imobiliário digital, e quais são as vantagens e diferenciais é imprescindível.  

Índice

Dinamismo, praticidade e possibilidade de resolver tudo em pouco tempo, quem não gostaria de um serviço realizado dessa forma? As imobiliárias online vieram para agregar esses valores às atividades ofertadas pelo setor, apresentando diferenciais e vantagens na hora da tomada de decisão do cliente. 

Dessa forma, pode-se concluir que o investimento não é uma decisão tão simples de ser tomada por parte do consumidor final, não é verdade? Por isso, o uso do digital para promover facilidade é essencial para a negociação.

Com isso, para quem deseja ter relevância, destaque e ser encontrado pelos clientes, que por sua vez estão cada vez mais exigentes com praticidade, é preciso implantar novas inovações no setor  e digitalizar.  Sendo assim, se quem consome está mais criterioso, é preciso entregar mais qualidade para os clientes e para isso é preciso ter uma imobiliária online e tecnológica! 

Quer saber o que significa esse termo “online”, as vantagens e diferenciais desse segmento? Então leia este artigo e descubra!

O que significa ser uma imobiliária online? 

A imobiliária on-line é algo novo no setor, trata-se de um negócio que não possui um lugar físico, ou seja, todo o atendimento e negociação é realizada pelos corretores responsáveis pelos imóveis, de forma 100% tecnológica.

Isso quer dizer, então, que a empresa imobiliária passou a utilizar soluções digitais para executar tarefas, demandas e processos de todo escritório como vistorias, envio de documentos, entre outros. Exemplo dessas situações é quando um cliente vê um imóvel que o agrada no site ou plataforma e, então, comunica com um corretor seu interesse. A comunicação passa a ser feita de maneira digital, podendo ocorrer por e-mails, softwares, aplicativos, mensagens instantâneas, entre outros. Após esse processo, toda negociação também é feita de forma automatizada, prática e rápida.

Sendo assim, a Imobiliária on-line é realmente um novo tipo de negócio baseado em soluções tecnológicas que visam otimizar o tempo e serviços burocráticos tanto para a empresa quanto para os clientes. 

Vantagens da imobiliária online

Antes de conhecer as vantagens da imobiliária online, você deve saber porque ela é tão útil e necessária dentro do segmento.

Investir no ramo imobiliário é praxe de pessoas bem-sucedidas porque o retorno é uma realidade e, com isso, é fundamental se informar e estar conectado às inovações e mudanças dos setores do mundo.

Bom, mas o que tudo isso significa? De forma direta, para que sua imobiliária feche mais negócios assertivos é essencial entender as “dores” e hábitos de compra do público. Ser on-line significa estar conectado às atualizações do mercado, seus indicadores de performance e também aos perfis dos investidores. 

Agora sim, com conhecimento sobre o tema, as imobiliárias on-line oferecem os seguintes benefícios:

Economia financeira

Quando lidamos com uma imobiliária on-line, a tecnologia traz vantagens para o setor financeiro da empresa, como: 

  • Prevenção de prejuízos na imobiliária;
  • Redução de gastos desnecessários;
  • Dispensa de custos, como espaço físico e sua manutenção;
  • Tomada de decisões baseadas em dados de uso e experiência. 

Isso porque tudo que envolve o dia a dia imobiliário será trabalhado e armazenado de forma digital. Além disso, a operação da empresa se torna remota, ou seja, a economia ficará ainda maior, visto que determinados custos como manutenção, espaço e transporte serão reduzidos. 

Mas, como implantar a tecnologia na imobiliária para economizar? 

Uma imobiliária que valoriza a economia de custos e quer evitar prejuízos, deve acrescentar a tecnologia como investimento. Existem diversos softwares preparados para gerenciar o setor financeiro de uma empresa, que são desenvolvidos justamente para proporcionar uma tecnologia eficiente para a economia de gastos e para o negócio.

Um sistema para imobiliárias baseado em dados financeiros conseguem disponibilizar com segurança informações corretas para sua empresa economizar. Seja através de gestão ou cálculos corretos, esse sistema permite diversos benefícios como administração e organização dos custos diários do negócio, precificação justa e de acordo com o mercado, para que assim, todos os envolvidos no processo não tenham prejuízos. Além disso, a tecnologia permite que todos esses trâmites financeiros sejam feitos de forma 100% online, e sem a necessidade que você ou seu time fique cruzando informações e índices para chegar a gastos e lucros ideais. Ou seja, com esses softwares, você consegue auxiliar na prevenção de prejuízos na imobiliária e gastos desnecessários.

Otimização de tempo e redução de esforços

A tecnologia se tornou uma grande aliada para o mercado imobiliário, proporcionando agilidade e comodidade e alcançando diversas áreas. Um grande benefício da imobiliária on-line é a economia de tempo e esforço. Dessa maneira, tem-se aproveitado melhor os horários de trabalho, podendo focar as equipes imobiliárias em tarefas mais estratégicas e que tem mais demandas. 

Para a otimização de tempo e esforços um exemplo é a automação das tarefas diárias de uma empresa, através da adoção de uma Inteligência Artificial para atendimento de clientes. Por meio de chatbot, ou pelo próprio whatsapp é possível economizar tempo, serviço e dinheiro com as despesas de atendimento.

Sendo assim, a imobiliária digital  é capaz de reduzir, substituir e até mesmo eliminar trabalhos burocráticos e rotineiros. Seu negócio agora pode focar em serviços que exigem mais cuidados e atenção humana e deixar que a automatização cuide desses processos manuais.

Quais diferenciais de uma imobiliária on-line?

Com uma imobiliária 100% on-line sua empresa terá mais facilidade para gerir suas negociações e processos burocráticos e evitar possíveis prejuízos para os envolvidos. 

Com isso, seu negócio será mais produtivo, reduzirá custos, irá melhorar o relacionamento com clientes e encontrará preços de imóveis mais rentáveis.

Pensando nisso, vamos detalhar abaixo quais ferramentas e soluções você deve buscar para digitalizar sua imobiliária e torná-la eficaz e agil.

Software para Gestão financeira completa

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25,3% das empresas sobrevivem por mais de 10 anos. E um dos principais motivos é a falta de gestão financeira.

Diante desse fato, entende-se que a organização das finanças de um negócio é um ponto fundamental. Por isso, é importante que conheça e escolha as melhores ferramentas de gestão financeira para a saúde de sua imobiliária.

Ao contar com um sistema de gestão financeira para sua imobiliária todos os dados e processos burocráticos, serão centralizados em uma plataforma acessível por qualquer dispositivo com internet. Isso significa que seu negócio pode ter mais tranquilidade para administrar o financeiro. Assim, é possível tornar o negócio mais produtivo, reduzir custos, melhorar o crédito e o controle dos clientes e minimizar consideravelmente erros operacionais de cálculos. 

Os softwares desenvolvidos para a administração financeira, geralmente são responsáveis pela separação das despesas pessoais com as do negócio, suporte para a gestão financeira, melhoria na saúde econômica do negócio e controle das despesas. Ou seja, um software de gestão financeira pode te ajudar a tomar decisões mais precisas para que a imobiliária explore as melhores oportunidades do mercado.

CRM completo

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta usada para registrar todas as interações que uma empresa teve com um cliente. Estes recursos são extremamente úteis para os negócios, principalmente para as vendas de imóveis e para melhorar a experiência do investidor. Através dela, a imobiliária digital consegue gerir os seus relacionamentos com o consumidor de maneira prática e rápida.

 Além disso, a ferramenta serve para processar e armazenar todas as informações obtidas nas transações entre os envolvidos e a empresa.

Com um CRM imobiliário completo, sua empresa tem os seguintes benefícios:

  • organização do processo comercial;
  • todos os dados sobre o cliente;
  • mais vendas;
  • comunicação personalizada com o cliente;
  • fidelização de clientes.

Sendo assim, podemos dizer que o CRM é uma excelente ferramenta para imobiliárias, porém, é fundamental destacar que sejam usados produtos e softwares específicos para segmento. 

Aplicativos e softwares

Um aplicativo para imobiliárias ou software podem desenvolver papéis fundamentais para seus negócios, integrando todos os processos em sua imobiliária.

Pensando nisso, o uso de aplicativos para os negócios imobiliários são ferramentas indispensáveis. Por exemplo, o diferencial dos apps é que as informações são armazenadas em tempo real e no alcance de qualquer pessoa, podendo enviar fotos para o interessado do apartamento disponibilizando um tour 360, além de disponibilizar ferramentas dentro do app para fazer os processos burocráticos de uma negociação, como a assinatura digital, etc. Além disso, o programa apresenta menos erros, traz maior economia e mais agilidade para a rotina da imobiliária.

Além dos aplicativos, sua imobiliária pode contar com soluções completas para gerir seus negócios. Isso porque as inovações estão cada vez mais auxiliando na automatização e agilidade dos processos, recolhendo informações e oferecendo diversas estratégias para sua empresa. Exemplo dessas soluções são:

  • simulação do valor do imóvel
  • gestão financeira; 
  • cadastro de imóveis com inserção de fotos e vídeos; 
  • controle de imóveis vagos e alocados; 
  • relatórios de todas as variáveis importantes; 
  • gestão de contratos. 

Como promover a inovação imobiliária no seu negócio? 

A inovação tecnológica agrega importantes diferenciais na hora da tomada de decisão do cliente e permite que as empresas alcancem novos parceiros e investidores e adquiram novos conhecimentos constantemente. 

Portanto, a inovação é um assunto imprescindível para o setor imobiliário. Isso porque a partir destas ferramentas é possível melhorar a rotina do negócio, aprimorar o atendimento e impulsionar os ganhos para a empresa. 

Devido a isso, entender como promover a inovação imobiliária no seu negócio é fundamental. Siga o passo a passo: 

1º. Analise sua empresa

O primeiro passo é uma análise profunda e detalhada da imobiliária, enxergando quais os maiores gargalos junto ao time, e quais são as automações que mais podem trazer resultados imediatos.

2º. Teste bastante as inovações.

Depois de realizar uma análise profunda e identificar as inovações imobiliárias que mais podem trazer resultados imediatos é importante testar bastante para ver a eficácia para seu negócio. Após essa atividade, é importante implantar a automação certa para o setor ou processo que estava com o maior gargalo. Mas,não esqueça dos outros que ficaram na listinha realizada no tópico acima. Você precisará automatizar um por um, cada um no seu tempo.

3º. Envolva todos os colaboradores 

Após os passos acima e com as principais inovações implantadas, o próximo passo é treinar e envolver todos os colaboradores para trabalharem com mindset focado em inovação. A vontade de transformar e fazer diferente, não pode ser centrada somente no tomador de decisão, todos tem que pensar em maneiras mais eficazes de trazer processos, softwares, soluções do mercado que agilize suas demandas e entregas. Estabeleça metas de inovações por setor e faça com que seu time se envolva no processo de digitalização da sua imobiliária.

Agora que você já sabe como se tornar uma imobiliária online, descubra as inovações no mercado imobiliário: o que seu negócio precisa para se destacar!

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A DataImob é uma empresa de inteligência que desenvolve indicadores estratégicos para o mercado imobiliário. Nosso objetivo é empresa referência no mercado de indicadores imobiliários, para isso contamos com muita inovação e tecnologia.

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