Como está o mercado imobiliário com as influências tecnológicas?

25 de junho de 2021 Dataimob 6 minutos de leitura

Como está o mercado imobiliário

A influência tecnológica e a digitalização dos processos já foi coisa do futuro, mas hoje são fundamentais para se destacar no mercado. Por isso, entenda, a seguir, como está o mercado imobiliário com as inovações e mudanças que possibilitam mais agilidade, segurança e facilidade para seu negócio imobiliário!

As inovações tecnológicas têm mudado o mercado imobiliário nos últimos anos para melhor. Essas mudanças ganharam ainda mais proporção diante do isolamento social para conter a pandemia de Covid-19.

Os processos imobiliários, como a realização de vendas e aluguéis e até o próprio contato com o cliente, não podiam parar. Com isso, houve necessidade de apresentar novas alternativas tecnológicas para dar continuidade ao trabalho. Desenvolvendo softwares para cálculos, plataformas para reuniões e sites com imóveis disponíveis para possíveis locadores e investidores continuarem comprando ou alugando de onde estiverem.

Entender e estudar de maneira correta essas inovações tem sido um grande diferencial para algumas imobiliárias. Afinal de contas, grande parte das questões processuais no setor imobiliário podem ser resolvidas por alguma tecnologia , não é mesmo?! 

Desta forma, desenvolvemos esse artigo explicando detalhes do mercado imobiliário e as principais influências e inovações determinadas pela tecnologia. Boa leitura!

Como está o Mercado Imobiliário no Brasil? 

O distanciamento social, causado pelo atual cenário da pandemia, trouxe grandes dificuldades e restrições para  o país como um todo. A vida se transformou, mudamos a maneira de socializar, trabalhar, negociar, etc. Com isso, as necessidades de agregar tecnologia nas operações e processos de todos os setores se tornaram essenciais para qualquer empresa que busca por um funcionamento mais eficaz e produtivo. 

Diante deste cenário, as imobiliárias, que já estavam deficientes em processos tecnológicos focados em aumentar o sucesso ou eficiência nos resultados, precisaram ampliar os investimentos. Alternativas como softwares para realizar e organizar seus fluxos burocráticos e de atendimento aos clientes são exemplos destas novas ações.

Com isso, a tecnologia se tornou uma grande aliada para o mercado imobiliário, proporcionando agilidade e comodidade e alcançando diversas áreas. Por conta dessa influência, exemplo, o processo de aluguel e venda de propriedades se apresenta mais desenvolto e assertivo. Além disso, as plataformas, como sites, disponibilizam para as imobiliárias meios para que os investidores e locadores possam escolher seus imóveis, tirar dúvidas e fazer visitas online. Mas principalmente, oferecer softwares de cálculos precisos e seguros para que os possíveis investidores tenham um valor mais próximo e adequado para os imóveis.

As influências da tecnologia no setor imobiliário

A tecnologia já faz parte das nossas vidas, do nosso cotidiano e, principalmente, de nossos trabalhos.  Para o mercado imobiliário não é diferente, cada vez mais, desde a venda ou locação e seu uso em automação de propriedades.  

Para exemplificar esta realidade, cada vez mais observamos a importância da tecnologia nos imóveis, como o uso de sistemas de segurança, fechaduras eletrônicas entre outras soluções. Mas, além das características digitais nas propriedades, o processo de venda e aluguel também requer influências tecnológicas em seu meio. Ao aplicar a tecnologia no mercado imobiliário, os corretores podem aproveitar melhor o tempo e atender as expectativas de informações rápidas e precisas para os investidores e locatários. 

Veja a seguir, as  novas tendências para esse mercado, a partir da era digital que podem ser utilizadas no processo de aluguel e venda.

Novas tendências para o mercado imobiliário a partir da era digital

Aplicando as novas tecnologias neste ou em qualquer outro setor, o tempo é melhor aproveitado, fazendo com que as exigências sejam atendidas de forma mais ágil, segura e eficaz. 

A seguir, pontuamos novas tendências e recursos tecnológicos no mercado imobiliário. Você não pode deixar de conhecer. Confira!

Tour virtual dos imóveis 

É bem provável que você já conheça e utilize essa tecnologia. No setor de imóveis, o Tour virtual é utilizado através dos sites para a locação e venda das unidades. Essa tendência vem com a intenção de melhorar a experiência do cliente e enriquecer as informações da propriedade. Esse tour pode ser um conjunto de fotos, imagens 360° dos imóveis ou em vídeo geral, por exemplo. 

Com essa ferramenta, nossos clientes economizam tempo com visitas presenciais e podem acessar muitos mais imóveis, trazendo eficiência e agilidade. Esse recurso vale ouro!

A tecnologia tem auxiliado diretamente as imobiliárias a fechar negócios. Trazendo  praticidade e facilidade para os clientes de poder visitar e ter acesso aos detalhes do imóvel, faz com que o possível locador ou proprietário tome a decisão de investir e virar um cliente da imobiliária. Isso devido aos valores, agilidade e segurança dos serviços que ela oferece

Assinatura eletrônica

Outra importante e fundamental tendência, é a assinatura eletrônica. Antigamente, os documentos só eram aceitos quando assinados presencialmente, gastando tempo, deslocamento, papéis e algumas vezes até dificultando o trâmite. Hoje em dia, principalmente devido a pandemia, os documentos assinados eletronicamente já são considerados válidos. Isso faz com que os envolvidos ganhem tempo e agilidade nos seus processos.

Como funciona a assinatura eletrônica para imobiliárias?

 assinatura digital

A assinatura eletrônica para imobiliárias é uma tarefa simples. Porém, é necessário bastante cuidado e segurança ao assinar o contrato, principalmente saber em qual plataforma a assinatura será feita. Por isso, é importante aprender como funciona. Acompanhe o passo a passo:

Redigir o contrato

Primeiro, quando as partes interessadas entrarem em acordo, o contrato deve ser elaborado e examinado pela imobiliária. Após isso, deve apresentar para todos os interessados as condições descritas, se todos aceitarem o contrato está pronto para ser assinado. 

Acessar a plataforma

Com o contrato em mãos, as imobiliárias disponibilizam a plataforma de assinatura eletrônica escolhida. Dessa forma, todas as partes podem acessá-la para dar continuidade à compra ou locação do imóvel. 

Assinar o contrato

Após a plataforma já disponível, basta que os envolvidos acessem para ler e, por fim, assinem o contrato. Assim estará assinado seu contrato, com menos custos, burocracias trazendo mais agilidade e sustentabilidade.

Atendimento online 

Os profissionais do mercado imobiliário devem investir cada vez mais na internet para captar clientes. Com a pandemia, a população tem dado preferência cada vez mais às empresas que têm plataformas digitais de qualidade. Porém, devido a procura de uma imobiliária de confiança, ainda prezam por esse contato mesmo online, através de mensagens, e-mails ou ligações. 

Devido a isso, o investimento em um atendimento online é essencial, principalmente para oferecer mais facilidade, segurança e agilidade para os clientes e para sua própria imobiliária.

Os atendimentos online podem ser realizados de algumas formas.

  • Ligação ao cliente a partir dos dados ofertados por eles;
  • Envio de e-mails;
  • Conversas através das redes sociais, como Whatsapp;
  • Chat de aplicativos específicos para imobiliárias.

Software completo para a gestão imobiliária

Sua imobiliária pode contar com soluções completas para gerir as propriedades de seus imóveis. As inovações vem cada vez mais auxiliando nos processos, recolhendo informações e oferecendo diversas estratégias para seu negócio. Temos como exemplos, os cadastros dos imóveis e dos novos clientes, controle financeiro entre outros. Assim, o principal meio para implementar essas estratégias é  através dos softwares que vem com diversas funcionalidades para modernizar seu negócio.

Os softwares para gestão imobiliária estão cada vez mais completos, procurando proporcionar diversos serviços. 

  • simulação do valor do imóvel
  • gestão financeira; 
  • cadastro de leads; 
  • cadastro de imóveis com inserção de fotos e vídeos; 
  • controle de imóveis vagos e alocados; 
  • relatórios de todas as variáveis importantes; 
  • gestão de contratos. 


Exemplificando a gestão dos softwares, sua imobiliária pode disponibilizar para possíveis locatários e investidores, por exemplo, cálculos assertivos, transparentes e seguros, por meio de um simulador do valor de imóveis. Com o preço de venda ou aluguel das propriedades sua imobiliária pode disponibilizar aos seus clientes uma avaliação rápida e fácil do valor. Um exemplo deste software é a calculadora de aluguel que oferece a seu escritório valores muito próximos à realidade do mercado. Saiba mais!

Vistorias de imóveis por meio de soluções digitais

A vistoria é um processo essencial, seja na locação ou na venda. Afinal de contas, é fundamental registrar as condições do imóvel e assim ter formalizado o estado de conservação de quando este foi encontrado pelo proprietário ou locatário.

Com isso, principalmente com o isolamento social, às imobiliárias precisaram se adequar com as vistorias de imóveis por meio de novas tecnologias. Este processo de vistoria que levava dias, hoje pode ser realizado em questão de horas. Realizando-as em menos tempo, reduzindo custos e trazendo melhores resultados.

Essa inovação funciona, através de um software, de forma de bem simples:

  • a imobiliária dá início ao processo de vistoria no app;
  • com isso, o corretor que está realizando a vistoria envia informações e fotos solicitadas ao aplicativo;
  • e ao receber essas documentações, a imobiliária encaminha ao locatário que confere o laudo e efetua a assinatura de forma rápida.

O uso dos dados no setor imobiliário

A maior vantagem que a tecnologia proporciona para o mercado imobiliário, é a agilidade e segurança, alcançando diversos serviços essenciais para o setor. Qual a efetividade disso? Bom, você conseguirá valores reais e a situação do mercado de forma mais assertiva para o crescimento do seu negócio.

Devemos deixar claro que todas as soluções e ferramentas citadas ao longo do texto têm proporcionado avanços e melhorias para todos os envolvidos no processo de negociação. Exemplo, são os softwares de cálculos precisos e seguros, que proporcionam às imobiliárias um valor adequado dos imóveis para os possíveis investidores.

É importante usar fontes de dados atualizadas em tempo real. Assim, sua imobiliária terá em mãos valores reais e a situação do mercado de forma assertiva, investindo nos imóveis corretos. Além de todos os processos burocráticos, como a assinatura das documentações, estarem mais facilitados e ágeis. 

Por fim, vale ressaltar que, uma imobiliária moderna e que valoriza o uso de tecnologias, evita possíveis prejuízos não só para ela, mas também para os locadores e investidores. Isso porque, um software, por exemplo, uma calculadora de aluguel, consegue disponibilizar para sua imobiliária cálculos mais aproximados da realidade de mercado  oferecendo para seus negócios melhores investimentos.

 Acesse o site da DataImob e descubra como aproveitar os dados para o cálculo do valor do imóvel!

Marca DataImob

A DataImob é uma empresa de inteligência que desenvolve indicadores estratégicos para o mercado imobiliário. Nosso objetivo é empresa referência no mercado de indicadores imobiliários, para isso contamos com muita inovação e tecnologia.

Confira também