Sistema Para Imobiliárias Baseado em Dados: Por Que Usá-lo?

28 de maio de 2021 Dataimob Marketing 6 minutos de leitura

Sistema para imobiliária no computador

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, usar um sistema para imobiliárias que funciona a partir de dados precisos é fundamental para ter destaque e suprir as necessidades dos clientes.

Quer saber mais sobre o assunto, conferir as vantagens e como essa ferramenta pode te ajudar no dia a dia? Então, continue a leitura deste conteúdo em que você verá:

O que é um sistema para imobiliárias

Um sistema para imobiliárias é desenvolvido para automatizar tarefas de rotina que em muitos casos são feitas de forma manual, visando acelerar e tornar mais práticos alguns processos.

Basicamente, é um software de gestão que integra atividades administrativas e gerenciais para que sua imobiliária tenha mais tempo e facilidade no momento de atender os clientes e desenvolver planejamentos estratégicos.

Além disso, um sistema completo e efetivo deve oferecer as seguintes funções:

  • emissão de nota fiscal: começando do básico, os documentos fiscais são muito importantes para a imobiliária e um software pode emiti-los automaticamente sem erros de dados;
  • suporte técnico: conte com um sistema de gestão que ofereça atendimento técnico sempre que sua imobiliária precisar;
  • faturamento automatizado: essa função é muito importante para evitar erros relacionados ao pagamento e facilitar as cobranças. Integrado a alguma plataforma financeira e internet banking, esse recurso proporciona muita facilidade;
  • banco de dados: com todos os dados da sua imobiliária armazenados em um só lugar fica muito mais fácil fazer a gestão, instruir os corretores, fazer propostas para os clientes e entrar em contato com possíveis compradores;
  • integração com portais de imóveis: um sistema integrado aos portais de imóveis ajuda a sua imobiliária receber novos contatos de forma orgânica, funcionando como uma estratégia de marketing;
  • agendamento de visitas: o seu sistema para imobiliária deve ter centralizada todas as informações sobre agendamento de visitas, assim fica mais fácil direcionar o corretor.

Como funciona um sistema para imobiliárias

Um sistema para imobiliárias funciona a partir da centralização de dados inseridos na plataforma para que eles possam ser facilmente analisados e manuseados.

Basicamente, um software de gestão é o braço direito de tudo que envolve a administração da imobiliária e tem como funcionalidade integrar diferentes áreas (e seus dados) para facilitar as tomadas de decisão.

Como os dados impactam financeiramente uma imobiliária

Para uma imobiliária ter sucesso no mercado atual, é fundamental que ela sempre trabalhe a partir de dados precisos sobre o mercado.

Com números e informações sobre o segmento, é possível direcionar os esforços da sua imobiliária de forma assertiva para que ela consiga mais oportunidades de negócio. 

Sendo assim, alguns dados que você deve sempre se basear são:

Índice de valorização

A valorização de um imóvel é um processo que ocorre por motivos como:

  • mudanças do mercado;
  • valorização da região;
  • valor das taxas.

Estar devidamente atualizado sobre os dados de índice de valorização dos imóveis é imprescindível para comprar na baixa e vender e/ou alugar na alta. 

Dessa forma, sua imobiliária consegue realizar investimentos seguros e que trarão retornos consideráveis em um curto espaço de tempo.

Comportamento do público

Os dados apontam o que as pessoas estão necessitando e procurando.

Por isso, se atentar ao comportamento do consumidor é fator essencial para sua imobiliária ter relevância no mercado e realizar vendas.

Um bom exemplo é o ano de 2021, marcado pelo crescimento na procura de aluguéis e automaticamente baixa na busca por compra de imóveis.

O que isso significa? Bom, imobiliárias que se atentaram a esse comportamento têm alugado mais casas e apartamentos.

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

Este é um indicador muito importante porque aponta o controle da inflação no Brasil e como ela reflete diretamente na alta dos preços.

“Ok, mas o que isso tem a ver com dados do mercado imobiliário?”

Tudo! Afinal, o valor de aquisição dos imóveis e os aluguéis são influenciados grandemente pela inflação. 

Portanto, fique atento ao valor do IPCA para definir os valores dos imóveis da sua imobiliária. Se eles não estiverem de acordo com o mercado, você não vai conseguir fechar negócios.

Como usar dados para entregar valor ao cliente final

Antes de tudo, tenha em mente que alugar ou comprar imóvel é uma decisão muito importante para uma pessoa e ela não vai concluir a negociação se não tiver muita certeza de que terá vantagens nisso.

Por isso, o papel da sua imobiliária nesse momento é utilizar dados indicadores do mercado para entender as dores e necessidades do cliente e mostrar a ele as melhores opções para solucionar seu problema.

Com pleno conhecimento e domínio dos dados, você pode auxiliar o comprador para que ele adquira ou alugue um imóvel que esteja dentro do que ele precisa e pode pagar.

Por exemplo, a imobiliária pode indicar locais mais baratos para clientes mais jovens, empreendimentos que estão com perspectiva de valorização para investidores e por aí vai.

No fim, os dados servem como base para entregar o melhor serviço possível, fazer negócios lucrativos e proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Vantagens e diferenciais de usar um sistema para imobiliárias

Com um sistema para imobiliárias é possível fazer a integração de dados e utilizá-los para gerar relatórios inteligentes.

Isso significa que você tem mais tranquilidade para gerir a imobiliária e fica responsável apenas pelas tomadas de decisão, uma vez que toda a parte administrativa funciona de modo automatizado.

Assim, é possível tornar o negócio mais produtivo, reduzir custos, melhorar o relacionamento com clientes, parceiros e minimizar consideravelmente erros operacionais.

Por fim, com um sistema o gestor consegue tomar decisões mais precisas para que a imobiliária explore as melhores oportunidades do mercado.

Acesse o site do DataImob e descubra como aproveitar os dados para tornar-se referência no mercado imobiliário!

Marca DataImob

A DataImob é uma empresa de inteligência que desenvolve indicadores estratégicos para o mercado imobiliário. Nosso objetivo é empresa referência no mercado de indicadores imobiliários, para isso contamos com muita inovação e tecnologia.

Confira também