[Guia Completo] Mercado imobiliário: entenda qual a situação atual do setor
12 de agosto de 2021 Dataimob Marketing 6 minutos de leitura
Você sabia que o mercado imobiliário tem passado por grandes mudanças nos últimos tempos? Não sabemos ainda o que está por vir, o que vai mudar e o que vai permanecer pós-pandemia. Por isso, entender como está a situação atual do setor e quais adaptações são necessárias para sua imobiliária se destacar e otimizar tempo e trabalho é imprescindível.
Neste guia, aprenderá:
- Como está o mercado imobiliário nos últimos tempos?
- Quais inovações surgiram para acompanhar o mercado imobiliário
- Quais tendências foram incrementadas para o mercado imobiliário pós-pandemia?
- Como adequar sua imobiliária às inovações ao cenário atual?
Como está o mercado imobiliário nos últimos tempos?
Antes de mais nada, sabemos que o mercado imobiliário e a economia andam sempre em harmonia. Visto que, a venda e aluguel de um imóvel estão diretamente relacionados com as flutuações financeiras do país, os empregos e outros fatores relacionados à gestão de custos da população. Devido a isso, esse setor vem passando frequentemente por mudanças significativas nos últimos anos, trazendo sempre novas tendências.
Entre os anos de 2008 a 2013, o Brasil viveu uma importante e significativa valorização no mercado imobiliário. Porém, após esse período, a economia do país passou por uma desaceleração que afetou diretamente o setor de imóveis. Somente em 2018 houve uma retomada, que se manteve mesmo em meio à pandemia do coronavírus.
Nesse cenário, o mercado imobiliário brasileiro passou a estar em uma fase de crescimento, gerando grande expectativas. Principalmente, porque o setor vem observando o aumento das vendas de imóveis residenciais, impulsionadas pelo novo conceito de moradia trazido pelo isolamento social causado pela COVID-19.Sendo assim, a inovação imobiliária assumiu um papel ainda mais relevante, pois as medidas, devido ao vírus que se espalhava, exigiram adaptações não só nas moradias para alcançar as necessidades da sociedade e se adequar ao mercado, mas também nos serviços prestados pelas empresas para atingir possíveis clientes.
Quais inovações surgiram para acompanhar o mercado imobiliário?
Como vimos, o mercado está se reinventando de acordo com as necessidades da atualidade. Por isso, é importante ficar de olho nas novas inovações que surgem para acompanhá-lo. Conheça alguns meios que podem impulsionar seus negócios imobiliários.
Tecnologias imobiliárias
As tecnologias imobiliárias vêm como alternativa de simplificar a rotina da empresa e fazer com que sejam mais precisas por meio da automação. Mas quais são essas tecnologias que você pode utilizar em seu negócio? Te apresentamos algumas: apps focados em vistorias, sites modernos que exibem seu imóvel com tour virtual e imagens em alta resolução, softwares inovadores para gestão completa do financeiro do seu negócio, simuladores que calculam valor de aluguel ou venda de imóveis de forma rápida e com dados atualizados para o seu usuário ou prospect, entre outros meios que auxiliam nas tarefas administrativas, divulgação e outros serviços essenciais para sua imobiliária.
Ao utilizá-los, eles não só irão simplificar as tarefas da sua empresa, mas irão oferecer uma melhor experiência aos clientes, facilitando as burocracias das negociações. Além disso, traz uma economia financeira significativa e mais resultados para seu negócio e para os investidores.
No entanto, escolher uma tecnologia para sua imobiliária precisa ser de forma criteriosa, para que possa suprir verdadeiramente as necessidades do seu negócio e oferecer importantes resultados!
Novos meios de divulgação
Já tentou falar ou saber mais sobre um produto de alguma empresa do mercado ou até mesmo querer contratar o serviço e a comunicação foi péssima? E, imagine ainda, o monte de empresas que você nem sabe que existe pela falta de divulgação? Uma das inovações fundamentais que vem sendo agregada no meio imobiliário é a forma automatizada e tecnológica de se comunicar com o público.
Tempos atrás, as pessoas buscavam imóveis nos jornais, lista telefônica, no máximo andavam pela região à procura. Hoje em dia, essa procura acontece pela internet e pelas redes sociais. Por isso, é fundamental se preparar para fazer a divulgação adequada para esses meios. Oferecendo uma plataforma ou um site que exponha seus imóveis, divulguem os produtos, reforcem a marca da imobiliária e mostram o porquê sua empresa é confiável e segura. Só assim você terá visibilidade nos tempos atuais.
Além disso, é importante adotar estratégias de atendimento virtual, por meio de apps, e-mail, redes sociais, softwares que oferecem portais e também em autoatendimentos, por exemplo. Esses meios, são importantes para automatizar e agilizar o atendimento da equipe do seu negócio. Dessa forma, as chamadas e pedidos mais simples podem ser resolvidos com mais rapidez e facilidade.
Negociação online
O crescimento das negociações online tem se tornado ainda mais importante no setor imobiliário. A tecnologia e a internet passaram a ser os principais canais de busca de negociações imobiliárias, assim como tem sido um terreno fértil para as divulgações de propriedades e da própria empresa.
A dica para quem deseja aproveitar é investir em tecnologia imobiliária e explorar os recursos para realizar essas negociações, como: realizar atendimento por WhatsApp ou chat inteligente, utilizar plataformas como Zoom e Meet, e até mesmo apps ou softwares que oferecem tais serviços. Além de usar os canais específicos, também é primordial ter o próprio site bem organizado e responsivo, com ferramentas e softwares tecnológicos e modernos, disponíveis para alcançar potenciais clientes para seus negócios.
Principalmente, durante e após a COVID-19, essas novas alternativas de negociação já estão sendo e continuarão como uma excelente forma para as imobiliárias se comunicarem. Visto que essa é uma maneira de expandir as possibilidades de negócio, pois as pessoas podem investir nas propriedades mesmo que não consigam comparecer presencialmente na sua empresa.
Quais tendências serão incrementadas para o mercado imobiliário pós-pandemia?
A pandemia teve um grande impacto em todos os setores da sociedade, dentre esses o ramo imobiliário. E como nossa intenção é oferecer um guia completo sobre o mercado imobiliário e o atual cenário, vamos falar sobre algumas das tendências no mercado imobiliário que veio para ficar mesmo após o controle do coronavírus.
Investimento seguro
Quando você vai adquirir um bem material é mais provável que escolha a posse que te ofereça mais segurança, não é verdade?
Principalmente, após a incerteza financeira formada pela pandemia. O investimento em imóveis se tornou uma tendência entre os investidores. Isso porque, além da garantia, os juros estão baixos e as condições estão melhores para financiamento.
Nesse cenário, muitas pessoas começaram a apostar em compras de imóveis e isso deve se manter por um bom tempo. Então, você corretor ou dono de imóveis, fique atento em divulgar e negociar as propriedades, como orientamos. Mais uma vez reforçamos que a automatização, praticidade e agilidade, são essenciais para que estes investidores vejam que sua imobiliária é a melhor e mais segura opção para seu negócio.
Novas opções de crédito
Como já foi pontuado, o meio imobiliário está relacionado diretamente com o financeiro. Nesse contexto, é fato que o país em meio ao caos de saúde, vive um momento de reestruturação financeira e isso afeta vários aspectos econômicos, como as condições de liberação crédito.
Sendo assim, surge a necessidade de novas formas de pagamento que alcancem mais investidores e a própria sociedade em geral. Então, como mudanças que devem se estender mesmo pós pandemia, temos:
- Queda nos juros dos financiamentos por conta da baixa na taxa Selic;
- Apostas feitas pelos bancos na transformação digital para facilitar o processo;
- Diminuição da burocratização para liberar créditos.
Com essas novas opções de crédito a população passou a ter mais oportunidades para investir em propriedades. Passaram a procurar as imobiliárias para encontrar moradias para investimento ou para fugir do vírus em lugares distantes do centro urbano, ou até mesmo estabelecimentos comerciais para investir. A partir daí, as imobiliárias que investiram em melhores condições de financiamento conquistaram mais clientes. Por isso, é importante ficar atento ao mercado financeiro e às inovações que pode implementar na sua empresa para alcançar possíveis compradores imobiliários e ter mais investidores nos seus negócios.
Mudança nas escolhas dos imóveis
A qualidade de vida tornou-se um fator determinante na busca pelo imóvel ideal. Desde o início do isolamento, a população teve sua rotina afetada e passou a ficar mais tempo em casa, trabalhando e estudando. Por isso, sentiram a necessidade de um espaço maior, uma área externa, ambientes diferentes e novas escolhas dos detalhes de um imóvel, que provavelmente ficarão como um marco da pandemia.
Com isso, as propriedades e condomínios estão se reinventando e apresentando uma estrutura cada vez mais completa. Oferecendo mais espaços de lazer, áreas verdes, quadras, entre outras procuras de um público interessado em enfrentar menos trânsito e aproveitar o lazer em casa. Por isso, é imprescindível que sua imobiliária entenda e enquadre essas inovações aos seus negócios. Esse é um novo estilo de vida essencial para atingir a população.
Como adequar sua imobiliária às inovações e ao cenário atual?
Mesmo que sua imobiliária tenha tido grandes avanços tecnológicos diante do atual cenário pandêmico, isso não significa necessariamente que é o suficiente. O mercado está sempre inovando, por isso, investir em novos softwares, em conhecimentos sobre a tecnologia ajudará seu negócio a ser um verdadeiro boom.
É aqui que entra o uso das inovações. Elas trarão o diferencial para sua empresa, a otimização do tempo, melhores resultados, divulgação precisa e plataformas responsivas.
Neste caso: quer entender mais detalhes sobre as inovações e seus benefícios para a imobiliária na atualidade? Então, veja também Inovações no mercado imobiliário: o que seu negócio precisa para se destacar pós pandemia.