Incorporação imobiliária: o que é e como funciona?
22 de outubro de 2021 Dataimob Marketing 6 minutos de leitura
A incorporação imobiliária atua, basicamente, como a atividade de planejar um empreendimento e desenvolver todo o passo a passo para realizá-lo. Conhecer todo processo é essencial, principalmente para quem precisa investir em um imóvel no futuro com mais facilidade e transparência no andamento do processo.
Desde a planta do imóvel até a venda dos edifícios, é possível contar com a incorporação imobiliária para manter a negociação imobiliária toda em sincronia e garantir a integração entre as partes envolvidas.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira um conteúdo completo que preparamos sobre a incorporação imobiliária!
- O que é uma incorporação imobiliária?
- Diferença entre incorporadora imobiliária e construtora
- Quais as vantagens de investir na incorporação imobiliária?
- Qual a relação da incorporação imobiliária com a imobiliária?
O que é uma incorporadora imobiliária?
Considera-se incorporador a pessoa física ou jurídica, comerciante ou não, que embora não efetuando a construção, compromise ou efetive a venda de frações ideais de terreno objetivando a vinculação de tais frações a unidades autônomas, em edificações a serem construídas ou em construção sob regime condominial, ou que meramente aceite propostas para efetivação de tais transações, coordenando e levando a termo a incorporação e responsabilizando-se, conforme o caso, pela entrega, a certo prazo, preço e determinadas condições, das obras concluídas.
A incorporadora imobiliária, em geral, nada mais é do que a parte responsável pela construção e entrega de um empreendimento. Além disso, é um recurso que permite realizar a integração entre as outras duas partes e vender as unidades.
As incorporadoras imobiliárias são disciplinadas pela lei sob o nº 4.591/64 e pela lei sob o nº 10.406/02, que dizem:
Com o tempo, as incorporadoras imobiliárias, sejam elas pessoa física ou jurídica, comerciante ou não, foram disciplinadas pela lei sob o nº 4.591/64 e pela lei sob o nº 10.406/02 e perceberam que mesmo com dificuldades e contratempos, se a incorporadora prometer prazos e edifícios, é responsabilidade da empresa entregar, a certo prazo, preço e determinadas condições, das obras concluídas exatamente conforme o combinado.”. É por isso que a incorporadora imobiliária, quando realiza um trabalho bem feito, traz muitas vantagens como:
- Avaliação precisa do mercado;
- Oferece investidores para financiar ideias e/ou projetos;
- Permite uma equipe capacitada para compra, venda e pós-venda;
- e muito mais!
Como funciona a incorporação imobiliária?
A incorporação imobiliária é uma mediadora das transações imobiliárias. Este processo pode ser feito por qualquer pessoa, seja jurídica ou física que entenda a responsabilidade dos prazos, preços e condições do projeto como um todo.
Em uma incorporação imobiliária normalmente se encontram os seguintes serviços:
- Prazos;
- Venda;
- Divulgação;
- Contratos com bancos;
De forma simplificada, a incorporadora imobiliária, conforme a própria lei prevê, é a responsável geral pelo empreendimento. Sendo assim, esta é responsável pela gestão de todos os processos.
Diferença entre incorporadora imobiliária e construtora
Outro ponto muito importante, é que concluímos que há grandes diferenças entre incorporadora imobiliária e construtora. Saber disso é fundamental antes e após a compra e venda de um imóvel.
Como já citamos no texto, a incorporadora imobiliária é a responsável geral pelo empreendimento. Sendo assim, esta é responsável pela gestão de todos os processos que envolvam a divulgação, venda, pós-venda, contratos, prazos, contratos com bancos, entre outros.
Já a construtora é responsável apenas pela construção do empreendimento.
É a construtora que irá cuidar, então, da forma que o empreendimento será edificado, seguindo um projeto. Também é ela quem contrata os profissionais e responde pela segurança destes, além de materiais de construção e maquinário.
Dessa forma, juridicamente, a construtora só responderá por aquilo que der dano, ou seja, por vícios e defeitos na construção (trincados, infiltração, não seguir o projeto, entre outros).
Quais as vantagens de investir na incorporação imobiliária?
Como falamos acima, a incorporação imobiliária traz muitos benefícios para um investidor, por exemplo, principalmente para quem precisa de um mediador para acompanhar e oferecer serviços para todos os processos de construção e venda de um edifício. Isso porque a incorporação permite de forma muito fácil fazer o registro das particularidades da obra, mostrando especificações de cada etapa.
Pensemos em um exemplo prático, como uma construção de uma casa. Esse é um tipo de projeto que tem diversas etapas e pessoas envolvidas, e que vai passar por atividades como:
- planejamento;
- compra de materiais;
- preparo do terreno;
- construção dos alicerces;
- alvenaria;
- cobertura do telhado;
E depois ainda terão as atividades internas, como: elétrica e hidráulica, pintura, acabamentos e por aí vai.
Este é apenas um exemplo, mas você pode perceber que há uma clara dependência entre as atividades. Não dá para construir os alicerces sem preparar o terreno. No entanto, algumas tarefas podem ser realizadas ao mesmo tempo, como a elétrica e a hidráulica. E é justamente nesse ponto que o gráfico de Gantt pode ajudar a melhorar o seu planejamento.
Se ficou com vontade de saber mais, confira o nosso artigo sobre como investir no mercado imobiliário e conheça um pouco sobre as muitas possibilidades que se pode investir nos negócios imobiliários!