Inovações no mercado imobiliário: o que seu negócio precisa para se destacar pós pandemia
19 de julho de 2021 Dataimob Marketing 6 minutos de leitura
Inovações no setor imobiliário são fundamentais para os empreendimentos que desejam avançar no mercado. Elaboramos este post para que você saiba quais são as tendências que seu escritório precisa apostar.
Índice
- Tendências do mercado imobiliário pós-Pandemia
- Adoção de tecnologias inovadoras e 100% online
- A importância da inovação no mercado imobiliário
- Quais os benefícios e diferenciais ao utilizar os dados
Desde a revolução industrial, o mundo vem se transformando e inovando ininterruptamente. Para o mercado imobiliário não tem sido diferente, com as mudanças da sociedade e o surgimento de novos estilos de vida, principalmente pós pandemia, a adaptação às inovações e um constante desenvolvimento tem sido essencial para os escritórios de imóveis. Isso porque, os investidores e locatários apresentam outras características e exigências de acordo com suas realidades, ou seja, conforme os avanços tecnológicos. Isso afeta diretamente às imobiliárias e os serviços que elas prestam. Portanto, as inovações tecnológicas são fundamentais para que seu negócio avance e se aperfeiçoe para se destacar no mercado.
Com o isolamento social, as pessoas tiveram que se adaptar ainda mais, conciliando estudos, trabalho e lazer no mesmo ambiente. Isso afetou diretamente as escolhas de imóveis. As pessoas que antes procuravam por maior praticidade, passaram também a buscar conforto e se adequar à nova realidade que estão vivendo. Além disso, a relação com a escolha das propriedades e até mesmo com a empresa pela qual irá comprar ou alugar o imóvel passa por mudanças. Por isso, é necessário fazer ajustes e conhecer as tendências e recursos que fazem sentido para a sua imobiliária aderir e oferecer melhores serviços para os seus clientes.
Neste post, desenvolvemos uma explicação sobre o atual cenário do mercado imobiliário pós pandemia e quais são as novas tendências que vale a pena sua imobiliária investir. Confira a seguir!
Tendências do mercado imobiliário pós-Pandemia
O mercado imobiliário, assim como outros setores no mundo, vem enfrentando grandes desafios em decorrência da pandemia do COVID-19. Com todas as mudanças que ela vem causando, os critérios de escolha de um imóvel também foram afetados. Isto é, após a transformação do cenário no mundo, o público começou a procurar residências que atendessem às atuais necessidades de moradias deles. Passaram a buscar casas mais espaçosas para conciliar o home office, os estudos e o lazer que estão no mesmo ambiente. Com isso, a demanda dos possíveis locadores e investidores pós pandemia passou de praticidade para explorar imóveis que prezam por maior conforto dos moradores.
Em conjunto com essas mudanças sociais e de estilo de vida da população após o surgimento do vírus da COVID-19 tornou-se crucial que alguns hábitos dos escritórios imobiliários fossem adaptados. Por exemplo, o atendimento, a visita do imóvel, a forma de calcular o preço da propriedade, todos estes fatores passaram a ter uma nova necessidade, o investimento em tecnologia imobiliária e em recursos inovadores para o negócio.
Adoção de tecnologias inovadoras e 100% online
Algumas imobiliárias tradicionais que estavam antiquadas tiveram que passar por transformações e inovaram seus atendimentos, visitas às propriedades e outros pontos fundamentais para seu crescimento.
A adoção de tecnologias no mercado deixou de ser diferencial das imobiliárias para ser indispensável. Com isso, é importante conhecer as melhores práticas para seu negócio. Assim, você poderá analisá-las da melhor maneira e identificar quais são mais adequadas para sua imobiliária. Segue algumas inovações tecnológicas que estão em alta.
Portais integrados e responsivos
Se sua imobiliária tem intenção de passar para os possíveis investidores e locadores que seu negócio é adaptável e eficaz, ou seja, que tem a resposta para os problemas, uma das necessidades é o desenvolvimento de portais responsivos. Esse tipo de site se altera de acordo com o dispositivo em que é visualizado, reorganizando suas informações e aparência, para que assim, seu cliente possa acessar de maneira rápida de qualquer local ou ocasião.
Cada vez mais as pessoas estão navegando na internet por diferentes dispositivos. Por isso, passam a procurar por respostas, imóveis, entre outros, através das plataformas online. Sendo assim, é essencial investir em portais versáteis e de uso simples para integração com possíveis clientes.
Tour virtual
Nesse cenário, os escritórios ficaram sem alternativas para continuar mostrando seus imóveis presencialmente diante das dificuldades que o mundo está passando.
Com isso, as fotografias produzidas para os imóveis ganharam um enorme espaço nos sites de quase todas as imobiliárias. Nesse mesmo contexto, o tour virtual também surgiu, como algo inovador, o qual começou apresentar o imóvel por inteiro de uma maneira mais realista e precisa. O tour virtual é bem prático e inovador, a partir de uma série de fotos, os softwares reconstroem o ambiente e criam um arquivo de imagem que permite a navegação do usuário. Permitindo então que os clientes tenham mais acesso aos detalhes de uma propriedade.
CRM Imobiliário
Um bom negócio é mais do que a escolha de uma propriedade. Para escritórios imobiliários, bem como aos investidores e locadores, é essencial prezar por um relacionamento agradável entre os envolvidos. Com isso, o CRM (Customer Relationship Management) é utilizado para gerir este relacionamento da imobiliária com o consumidor.
Ou seja, esse software tem a função de processar e armazenar todas as informações obtidas nas transações entre cliente e empresa. Fazendo então, o cadastro e controle dos contatos, envio de e-mail marketing, lembretes, produção de relatórios, entre outras atividades que podem ser automatizadas com essa plataforma. Com isso, as imobiliárias melhoram sua comunicação com os clientes, aumentam a performance e a produtividade da equipe e fazem uma gestão mais estratégica e organizada, além de oferecer para o investidor ou locador transparência e confiança.
Aplicativo para vistoria do imóvel
Pensando então, nesta gestão estratégica e organizada, temos o uso de aplicativos para os negócios imobiliários. Com os apps de vistorias, a pessoa da imobiliária, encarregada de fazer a vistoria, precisa comparecer no imóvel. O diferencial é que as informações são armazenadas mais rapidamente, ele pode enviar pelo app as fotos para o interessado do apto, etc. Além disso, o programa apresenta menos erros, traz maior economia e mais agilidade para a rotina da imobiliária.
Whatsapp Marketing
O Whatsapp é uma das principais redes sociais utilizadas no mundo. Com isso, fazer o Marketing nesta plataforma é uma excelente estratégia de comunicação utilizada não só no meio imobiliário, mas também em vários segmentos.
Essa plataforma é utilizada com o intuito de aprimorar o relacionamento com os clientes e auxiliar na produtividade em vendas e na construção do relacionamento. Segue alguns benefícios de utilizar esta plataforma:
- A plataforma é uma das mais populares do mundo e é gratuita;
- Com o uso do WhatsApp, é mais fácil e prático identificar e qualificar os leads;
- Este software disponibiliza privacidade e qualidade no atendimento.
- A partir do WhatsApp seu negócio tem muito mais possibilidade de ser compartilhado com inúmeras pessoas, auxiliando na divulgação.
Ao utilizar esse app é imprescindível consultar as boas práticas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Assim, ao enviar as mensagens seus dados vão estar protegidos prevenindo violações de seus direitos de liberdade e de privacidade e do desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Calculadoras de imóveis
Por último, uma inovação fundamental para os negócios imobiliários, é a calculadora de imóveis. Hoje em dia, grande parte da jornada de compra ou aluguel de uma propriedade é feita pela internet, incluindo a formação e o cálculo do preço do imóvel.
As pessoas procuram solucionar seus problemas e dificuldades e qual produto/serviço ajudam a resolver. A mesma lógica serve para a calculadora de aluguel. Exemplificando, o cliente antes de alugar ou investir em uma propriedade, ele pesquisa e compara preços na internet, principalmente nas plataformas de imobiliárias.Quando o cliente chegar ao site de seu escritório e puder contar com a sua ferramenta para instruí-lo, isso irá ajudar seu negócio a ter um potencial lead interessado na sua prestação de serviço.
A importância da inovação no mercado imobiliário
A inovação tecnológica é capaz de agregar valor aos serviços oferecidos pelo segmento imobiliário, apresentando importantes diferenciais na hora da tomada de decisão do cliente. Além disso, permitem que as empresas alcancem novos públicos, realizem parcerias e adquiram novos conhecimentos constantemente.
Nesse contexto, os empreendedores que entendem a importância de inovar, seja para incrementar ou reestruturar o modelo de atuação da imobiliária, tendem a garantir lugar de destaque no mercado.
Portanto, a inovação é um assunto importante para o setor imobiliário. Isso porque a partir destas ferramentas é possível melhorar a rotina do negócio, aprimorar o atendimento e impulsionar os ganhos para a empresa.
Quais os benefícios e diferenciais ao utilizar os dados
Por fim, pode-se destacar que essas inovações vêm apresentando diferentes benefícios tanto para as próprias imobiliárias que vem alcançando um maior número de leads, poupando tempo e gastos e oferecendo serviços mais objetivos. Como também oferecendo vantagens para os clientes, que podem conhecer as características de um imóvel sem sair de casa protegendo sua saúde.
Vale ressaltar que, uma imobiliária moderna e que valoriza o uso destas ferramentas tecnológicas, evita possíveis prejuízos para todos os envolvidos. Isso porque, um software, como uma calculadora de aluguel, consegue disponibilizar para sua imobiliária cálculos corretos e precisos, oferecendo para seus negócios melhores investimentos.
Entenda mais sobre as influências das inovações tecnológicas no mercado imobiliário!