5 estratégias para sua imobiliária fidelizar pós-locação seus clientes

23 de setembro de 2021 Dataimob Marketing 6 minutos de leitura

Você sabe como fidelizar pós-locação a base clientes na sua imobiliária? Te explicamos tudo sobre como funciona, quais estratégias e muito mais. Confira!

Mesmo que o processo de aluguel já mantenha uma certa continuidade na relação com o locador, aprender como fazer esse processo é fundamental, pois irá proporcionar ao cliente satisfação e uma boa experiência com os serviços de sua imobiliária. Assim, seu negócio mantém portas abertas para novas negociações.

No post de hoje, vamos falar sobre algumas estratégias que você pode ter para fidelizar clientes de locação na sua imobiliária. Confira!

Por que você precisa fidelizar pós locação seus clientes?

Talvez você já tenha ouvido falar que manter os clientes atuais é mais barato do que conquistar novos consumidores para o negócio. Mas a redução de custos não é a única vantagem de fidelizar clientes.

Essa prática é fundamental para manter a credibilidade do seu negócio no mercado e construir a sua autoridade no setor.

Isso porque, ao apostar em estratégias de fidelização, a sua empresa melhora a satisfação dos clientes. Consequentemente, eles passam a recomendar os seus serviços para conhecidos, criando um processo orgânico de “marketing boca a boca”.

Com esse sistema de recomendação, você cria uma comunidade de promotores da marca, atraindo novos clientes que se interessam pelas opiniões positivas sobre o seu negócio.

Além disso, com estratégias de pós-venda e pós-locação, é possível aumentar o seu faturamento com ações de up ou cross sell (ou seja, vender soluções premium ou complementares) e evitar o churn (cancelamento de contrato).

Razões não faltam para a sua imobiliária apostar na fidelização de clientes na pós-locação. Mas quais são as estratégias mais eficientes para fazer isso? É o que vamos ver a seguir!

Qual a importância de utilizar as estratégias corretas para fidelizar pós-locação seus clientes ?

O mercado imobiliário sempre foi concorrido. No entanto, o novo modelo de negócios que tem como base o marketing digital e o business intelligence tornou a disputa por clientes ainda mais acirrada.

Se antes os empresários do setor aprendiam estratégias em livros e cursos para depois tentar aplicá-las nas suas imobiliárias, hoje as tecnologias para captação de clientes realizam essa tarefa com extrema perícia. Sendo assim, a imobiliária que não possui uma tática voltada para a conversão do público-alvo corre o risco de “ficar à deriva” no mercado imobiliário.

Essa realidade é expressa em uma citação de Sun Tzu, autor do livro “A arte da Guerra”. Ele disse, em outras palavras, que uma estratégia sem tática é uma rota mais demorada para a vitória. Já uma tática sem estratégia beira a derrota. De fato, atrair a atenção de novos clientes é uma questão de sobrevivência.

5 estratégias pós-locação para fidelizar seus clientes

O pós-locação é muito importante para garantir a fidelização de clientes e não deve ser negligenciado pela sua imobiliária.

Não é porque você fechou um contrato que deve esquecer aquele cliente. Pelo contrário: já vimos como manter o cliente ativo na sua base é vantajoso para o negócio. Agora, confira 3 formas de fidelizar clientes com pós-locação.

Quais são as melhores maneiras para fidelizá-los?

 No livro “Presença digital — estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web”, o autor Tércio Strutzel, definiu muito bem o conceito de marketing. Ele revela que uma divulgação que atraia os consumidores precisa ser embasada na identificação das necessidades deles e no desenvolvimento de ações personalizadas.

Diante disso, elencaremos, a seguir, algumas estratégias de marketing muito eficientes para captar clientes para imobiliária.

1 – Faça contato com os clientes

Pós-locação, é preciso oferecer respostas rápidas às perguntas dos clientes para que eles se sintam acolhidos mesmo depois de fechado o contrato.

Para isso, uma dica é estruturar a área de atendimento da sua imobiliária e adotar ferramentas automatizadas, como sistemas de gestão e relacionamento com o cliente. 

Com isso, é possível integrar canais de contato e ter acesso aos indicadores mais importantes da sua imobiliária, tendo uma visão completa sobre os seus processos. 

Uma das melhores formas de manter o relacionamento com o cliente no pós-vendas é manter um contato frequente com eles. 

Para isso, prepare a sua equipe para seguir estratégias de customer success (sucesso do cliente) e analisar as necessidades dos compradores.

A ideia é entender as novas dores que surgem e oferecer soluções para elas. Além disso, essa estratégia ajuda a prever e evitar casos de churn, por exemplo.

2 Mantenha a abertura para novos trâmites e negociações

Outro ponto importante na pós-locação é ter um canal de comunicação aberto com o cliente para realizar negociações. 

A sua imobiliária deve estar aberta para receber novas propostas dos clientes e negociar cenários que sejam positivos para ambos os lados.

Se você assume uma postura muito rígida, cuidado! Isso pode frustrar o locatário e fazer com que ele não mantenha o negócio com a sua imobiliária.

Por isso, é preciso ser flexível. Isso não significa aceitar qualquer condição só para não perder aquele cliente. É preciso ter habilidade de propor o melhor cenário para você e chegar em um ponto de equilíbrio entre as partes. 

3 –Invista em CRM imobiliário

Uma importante estratégia é investir em CRM (Customer Relationship Management) que é uma ferramenta usada para registrar todas as interações que uma empresa teve com um cliente, ou seja, é utilizado para dar início ao processo de fidelização. 

Através desse recurso, a imobiliária consegue identificar os compradores em potencial e gerir os seus relacionamentos com o consumidor de maneira prática e rápida. Além disso, a ferramenta serve para processar e armazenar todas as informações obtidas nas transações entre os envolvidos e a empresa.

Com um CRM imobiliário completo, por exemplo, sua empresa tem os seguintes benefícios:

  • organização do processo comercial;
  • todos os dados sobre o cliente;
  • mais vendas;
  • comunicação personalizada com o cliente;
  • fidelização de clientes.

4 –  Torne-se especialista no mercado imobiliário

Em qual profissional você confiaria para investir em um imóvel: um especialista ou uma pessoa que demonstra conhecimentos rasos? Certamente a primeira opção. 

Por isso, para fidelizar seu cliente, você terá que demonstrar conhecimento profundo e técnica, para ser o diferencial no mercado. Se caso, no processo o cliente ver algo diferente disso, tem grandes chances dele procurar outro profissional que julgar mais capacitado.

Sendo assim, uma importante estratégia para nós é que se preocupem em tornar seus profissionais especialistas no mercado. Ou seja, invista em estudos, cursos e acompanhem todas as tendências e tecnologias do setor de forma que ofereça para os clientes conforto e confiança, para que de fato ele perceba que está fazendo um negócio bom e seguro.

5 –  Invista em softwares e aplicativos

Um aplicativo para imobiliárias ou software podem desenvolver papéis fundamentais para fidelizar seus clientes, integrando e oferecendo mais conforto para eles.

Pensando nisso, o uso de aplicativos para os negócios imobiliários são ferramentas indispensáveis no processo de fidelização. Por exemplo, os apps específicos para vistorias podem ser um meio para a imobiliária e o cliente conversarem sem interrupções, enviando fotos para o interessado do apartamento disponibilizando um tour 360, além de disponibilizar ferramentas dentro do app para fazer os processos burocráticos de uma negociação, como a assinatura digital, etc. Com isso, o cliente se sente mais confortável para fidelizar suas negociações.

Além dos aplicativos, sua imobiliária pode contar com soluções completas para oferecer essa comodidade para os clientes e potenciais leads. Isso porque as inovações estão cada vez mais auxiliando todos os processos e oferecendo diversas estratégias para sua empresa. Exemplo dessas soluções são:

  • simulação do valor do imóvel
  • cadastro de imóveis com inserção de fotos e vídeos; 
  • controle de imóveis vagos e alocados; 
  • assinatura online;
  • gestão de contratos. 

Sendo assim, aumentar a base de clientes não é por acaso, mas de estratégias bem estudadas. Seguindo as sugestões dadas neste artigo, as chances de sucesso com a conquista de novos consumidores serão enormes.

O que achou do nosso artigo? Conheceu as melhores estratégias para captar clientes para imobiliária? Acesse nosso blog e veja como está o mercado imobiliário com as influências tecnológicas e esteja preparado para oferecer o melhor serviço para sua base de clientes.

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A DataImob é uma empresa de inteligência que desenvolve indicadores estratégicos para o mercado imobiliário. Nosso objetivo é empresa referência no mercado de indicadores imobiliários, para isso contamos com muita inovação e tecnologia.

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