Índice Imobiliário — Você Realmente Entende Sobre esse tema?

7 de maio de 2021 Dataimob 6 minutos de leitura

Você já ouviu falar em índice imobiliário? Pois é, ter conhecimento sobre esse assunto é fundamental para que sua imobiliária consiga adquirir imóveis com bom retorno sobre o investimento inicial (ROI).

Não é possível ter 100% de certeza sobre o que vai acontecer no mercado, como ele irá se desdobrar, novas demandas que vão surgir e por aí vai. Porém, dá para analisar dados e ficar mais próximo dos acertos.

Então, para que sua imobiliária não invista de forma equivocada, veja neste conteúdo:

O que é índice imobiliário?

Vamos lá: a palavra “índice”, por definição, é a relação do valor quantitativo do que, calculado tendo em conta um padrão, pode indicar a existência e frequência de um ato ou comportamento.

Ou seja, o índice imobiliário (IMOB) refere-se diretamente aos ativos mais negociados e de maior relevância no mercado. Ponto final? Não, dá para ir um pouco além.

O IMOB visa compreender empresas atuantes no ramo de imóveis como construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis.

Vale dizer que as ações negociadas são medidas através da sua liquidez e valorizadas de acordo com sua disponibilidade às negociações.

Os principais indicadores imobiliários

Existem indicadores imobiliários que impactam mais e outros menos no mercado, porém é sempre importante ter conhecimento sobre os principais a fim de, literalmente, saber o que está acontecendo.

Veja a lista com alguns deles que você não pode deixar de analisar:

CUB

O CUB/m² significa Custo Unitário Básico da Construção Civil e é o indicador dos custos do setor da construção civil.

Seu cálculo é realizado todos os meses pelo Sindicatos da Construção Civil, representando custos parciais de obras, e não os globais. Isto é, não leva em consideração custos adicionais.

Seu objetivo é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis.

De forma simplificada, o CUB/m² é um indicador imobiliário crucial para as empresas do ramo de construção civil, porque é por meio dele que os custos básicos de um empreendimento podem ser calculados.

Taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia)

A SELIC é a taxa média que o governo paga de juros para títulos federais, ela reflete diretamente no mercado imobiliário por ser uma referência básica para todas as taxas de juros, como as de financiamento, empréstimos, imposto sobre produtos, rendimento no tesouro direto, dentre outros.

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

 O IPCA está relacionado ao controle (ou descontrole) da inflação no Brasil, o que impacta diretamente em alterações bruscas em relação aos preços.

Valor dos imóveis, manutenção e aluguel são pontos do mercado imobiliário agredidos por uma inflação descontrolada.

Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C)

 O IGMI-C é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e indica a valorização e rendimento das aplicações atribuídas aos imóveis comerciais. 

Seus dados são calculados a partir da ótica de especialistas do mercado imobiliários, gestores financeiros, consultores, dentre outros especialistas do segmento.

Índice Geral de Preços Imobiliários – residencial (IGMI-R)

Como o próprio nome sugere, este indicador é como um laudo de imóveis residenciais financiados por instituições financeiras.

INCC (Índice Nacional da Construção Civil)

Este índice serve para metrificar os custos das construções civis no nosso país e monitorá-lo é indispensável a quem pensa em adquirir imóveis na planta.

O INCC é basicamente responsável por medir a correção monetária do valor a ser pago como entrada para imóveis na planta.

IVG – R (Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados)

Este índice é calculado pelo Banco Central do Brasil e mede as probabilidades de preços dos imóveis residenciais no Brasil. 

Fazer o monitoramento dele é fundamental se você quer comprar propriedades por um baixo valor e vendê-las em seu pico de valorização no futuro.

Confiança do consumidor

O índice de confiança do consumidor capta o sentimento de consumidores do Brasil em relação à economia do país e sua renda pessoal.

Economia nacional estável e consumidor satisfeito com suas finanças resultam em mercado imobiliário movimentando altos capitais.

Por que os índices são importantes para sua imobiliária?

Bom, até aqui você já deve ter reparado que os índices praticamente regem todo o cenário do mercado imobiliário, e que alguns deles devem ser acompanhados de perto.

Para te dar uma resposta direta, sua imobiliária deve conhecer e estudar os índices a fim de dominar ações de segmentos específicos, e claro, fazer investimentos precisos a partir disso.

Assim, você consegue avaliar os retornos sobre os investimentos feitos e ainda enxergar novas possibilidades no mercado. 

índices são dados, e estes, são o caminho mais seguro para tomar decisões assertivas dentro do mercado imobiliário.

Você está pronto para investir?

A análise dos índices é um ponto de partida seguro para investir em imóveis, mas para você ter sucesso, é preciso também:

  • definir objetivos (“qual retorno eu quero ter?”)
  • estabelecer a quantia de investimento
  • traçar seu perfil de investidor
  • conhecer tipos variados de investimento
  • sempre trabalhar com dados de fontes seguras
  • saber qual a rentabilidade desse investimento

Seja para imobiliárias ou mesmo pessoas físicas, essas são etapas que não podem ser puladas. Afinal, é como dizem, investimento não é loteria, é planejamento.

Estudar o mercado imobiliário te leva ao sucesso

Neste conteúdo você acompanhou quais são os índices imobiliários, sua importância e quais etapas não podem ser ignoradas antes de iniciar um investimento.

Por fim, mas de forma alguma menos importante, lembre-se que trabalhar com base em informações e dados é o caminho mais seguro para investir com segurança e sucesso.

Os dados te entregam “de bandeja” o que deve ser feito e facilitam a sua tomada de decisão, minimizando a chance de erros e elevando as de acerto.

Portanto, sempre estude sobre seu investimento e o mercado.

Para saber mais sobre o mercado imobiliário e especificidades, acesse o site do DataImob.

Marca DataImob

A DataImob é uma empresa de inteligência que desenvolve indicadores estratégicos para o mercado imobiliário. Nosso objetivo é empresa referência no mercado de indicadores imobiliários, para isso contamos com muita inovação e tecnologia.

Confira também