Dados Do Mercado Imobiliário: Entenda a Importância de Analisá-los

14 de maio de 2021 Dataimob 6 minutos de leitura

Executivos-analisando-dados-do-mercado-imobiliário

Ter conhecimento e analisar os dados do mercado imobiliário é o segredo para ter retorno sobre o investimento em um setor tão volátil como este.

O segmento imobiliário está em pleno crescimento e já é um dos que melhor se recuperou na pandemia, mesmo com a crise econômica e sanitária decorrente do coronavírus.

Sabe o que isso significa? Prosperou a imobiliária que investiu com base em dados precisos! E, para que você também atinja esse objetivo, continue a leitura deste artigo em que você verá:

O que é o mercado imobiliário?

De maneira direta, o mercado imobiliário é o ramo da economia responsável pela negociação de bens, imóveis e/ou terrenos em áreas que tenham sido construídas.

Ele envolve alguns pontos como:

  • terreno (superfície, subsolo, direito de uso e espaço);
  • construções sobre o terreno;
  • atividades e produções desenvolvidas no terreno;
  • fertilidade do terreno (árvores, frutas, plantações).

Comprar um imóvel é a forma mais simples de iniciar no mercado imobiliário, e concluir essa operação requer o pagamento total de seu valor.

Os Fundos Imobiliários (FII`s) também são opções rentáveis, onde sua imobiliária compra frações de imóveis e recebe dividendos por isso.

É importante reforçar que: as duas opções citadas acima requerem análise profunda sobre dados do mercado imobiliário para que os investimentos sejam assertivos.

Por que se basear em dados do mercado imobiliário 

Os dados do mercado imobiliário são os principais guias para tomadas de decisão, seja ela compra, venda, aluguel ou qualquer outra negociação.

Tenha sempre em mente: absolutamente nenhum investimento trará retorno ou atingirá todo seu potencial se não for baseado em dados do mercado imobiliário úteis e confiáveis.

Dito isso, saiba quais dados do mercado imobiliário você deve analisar:

Índice de valorização

Como o próprio nome sugere, a valorização de um imóvel é o processo de aumento na precificação de um empreendimento por motivos relacionados a hábitos de compra, região, mudanças no mercado, dentre outros pontos.

Sobre hábitos de compra, podemos dizer que a valorização ocorre por conta da alta procura de imóveis em determinada região. Por exemplo, pessoas têm buscado apartamentos e não casas, logo esse tipo de imóvel sobe de preço.

Em decorrência disso, é natural que regiões com prédios (desde que localizadas em regiões cobiçadas) também sejam valorizadas.

Então, sempre analise os dados do mercado em tempo real a fim de se inteirar sobre impostos, economia, hábitos e por aí vai. Assim você consegue ter base sobre quais imóveis irão valorizar e fazer um bom investimento.

Comportamento do mercado imobiliário

O perfil do cliente mudou, e isso é algo que precisa ser analisado.

O mercado teve um crescimento expressivo em 2021 e a procura por aluguel aumentou, principalmente por conta da pandemia e o home office, ou seja, as pessoas estão passando mais tempo em casa e precisam de espaços maiores.

E esse é um ponto fundamental para as imobiliárias se atentarem e investirem em estratégias de captação de clientes, como Marketing Digital.

Vale a pena investir em imóveis para alugar?

A resposta é: sim! Vale, e muito.

Como mencionado acima, a busca por casas e apartamentos de aluguel cresceu consideravelmente no último ano, o que valorizou o segmento.

Além disso da alta demanda, o aluguel nas grandes capitais do Brasil costumam ser expressivos (tanto em procura quanto em valores).

Outro ponto que faz o investimento valer a pena é a atual facilidade no financiamento imobiliário devido às taxas controladas, crédito imobiliário estabilizado e alta procura.

Lembre-se, sempre tome decisões e considere os riscos com base em dados! Nesse caso, os que são calculados em tempo real e indicadores de aluguel podem auxiliar sua imobiliária.

É melhor comprar ou alugar?

Pensando em facilidades na tomada de decisão, alugar é uma opção mais viável. Porém também tem algumas desvantagens.

O aluguel oferece flexibilidade e facilidade em se desfazer do imóvel (o que é ótimo para as imobiliárias, pois garantem a rotatividade e contratos assinados).

Comprar e vender uma casa não é uma tarefa fácil, então qualquer deslize relacionado à proposta, atendimento ou visita pode ser fatal.

No fim, por questões de capital e praticidade, as pessoas quase sempre vão optar por alugar (vide a alta procura do momento), o que traz benefícios no curto e médio prazo a elas. Visando o futuro, a compra se torna a melhor opção.

O que deve ser considerado no momento dessa decisão é a análise profunda de dados sobre o mercado, imóvel e as intenções de compra do cliente.

Como começar a investir no mercado imobiliário

Antes de achar que injetar altos valores é o que faz um investimento dar certo, você precisa saber por onde ele deve começar.

Sabendo que a procura por aluguéis no Brasil anda alta, não basta apenas ter um imóvel disponível, é preciso agir estrategicamente. Para isso, faça o seguinte:

Compre terrenos

Essa é uma opção para imobiliárias que visam lucro a médio e longo prazo e nós vamos te explicar por quê.

Um terreno costuma valorizar ao longo dos anos principalmente em cidades que estão em expansão, assim o metro quadrado valoriza e a procura também, é claro.

Então, estude a região, tenha paciência e faça esse investimento trazer o retorno esperado.

Compre na planta

É incrível, todo mundo tem um tio que ficou milionário porque comprou 3 apartamentos por 100 mil reais (na planta) e os vendeu 15 anos depois por 1 milhão cada. Pois é, ele investiu!

Imóveis na planta costumam ser procurados por quem está buscando a primeira casa própria, e são uma grande oportunidade para imobiliárias fecharem negócios com alta margem de lucro.

Eles possuem o valor menor justamente porque a construtora ainda não tem a garantia de retorno (embora não faça nada sem calcular antes).

Por isso, estude muito bem o imóvel, a região, o mercado e se os resultados forem promissores opte por comprar na planta.

Neste conteúdo você viu como os dados são importantes para o seu investimento ter retorno, quais devem ser analisados e ainda dicas de como iniciar no mercado com aportes seguros!

Para não perder nenhuma novidade sobre os dados do mercado imobiliário, acesse o site do DataImob e confira informações atualizadas e exclusivas sobre o segmento.

Marca DataImob

A DataImob é uma empresa de inteligência que desenvolve indicadores estratégicos para o mercado imobiliário. Nosso objetivo é empresa referência no mercado de indicadores imobiliários, para isso contamos com muita inovação e tecnologia.

Confira também