Calculadora INCC: saiba como usar e para que serve

19 de julho de 2021 Dataimob Marketing 6 minutos de leitura

Calculadora INCC

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) é um indicador fundamental para o cálculo de custos no setor da construção civil. Escolher uma boa opção de calculadora para encontrar o valor correto e seguro antes de investir em novas propriedades é essencial. Entenda mais sobre o assunto e confira mais detalhes do porquê usar uma calculadora INCC na hora de investir em um imóvel em construção.

Índice

Os investimentos imobiliários têm crescido cada vez mais. Isso porque, os investidores estão à procura de melhores alternativas para aumentar o volume de rendimento de seus negócios. Por isso, ao adquirir um imóvel quando ainda está na planta ou relacionado a uma construtora é preciso utilizar um índice que irá auxiliar no melhor cálculo das variações dos custos da construção, o INCC.   

Mas o que é o INCC? Entenda como este índice pode auxiliar na decisão de investir em um imóvel ainda em construção, como usar e para o que serve a calculadora INCC. Desenvolvemos esse artigo explicando detalhes sobre este assunto. Boa leitura!

O que é o INCC?

Criado pelo Instituto brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) é calculado mensalmente, por meio da apuração dos custos no setor da construção, como materiais, mão de obra, serviços e equipamentos.

O INCC geralmente é utilizado para o reajuste do preço do imóvel e das parcelas do contrato de compra de propriedades que ainda estão na planta. Ou seja, é o cálculo das construções que ainda terá custos, como materiais, serviços e mão de obra, para que assim, não haja prejuízo para nenhum dos participantes do negócio. Por isso, é fundamental sempre acompanharmos o mercado imobiliário, suas mudanças e as variações na economia brasileira.

Quais são os tipos de INCC?

Por mais que o INCC seja o único índice que abrange toda construção civil, ele se divide em tipos que possuem diferentes maneiras para a medição.

INCC-DI

O INCC-DI é uma das versões do INCC. Este índice é calculado mensalmente considerando apenas os itens que possuem disponibilidade interna. Ou seja, sua função consiste em medir toda variação do custo dos materiais utilizados nas construções de moradias, deixando de considerar as variações de preço do que é exportado. Esta medida é feita entre o primeiro e último dia do mês de referência.

INCC-M

O INCC-M, ao contrário do INCC-DI, considera não só o produto de disponibilidade interna, como também toda a variação de preço do mercado da construção civil, incluindo as exportações do setor.  Este é medido entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência;

INCC-10

Já o INCC-10 seu objetivo é medir as variações do custo dos materiais utilizados nas construções habitacionais. É medido mensalmente entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência.

Como é calculado o valor do INCC?

A Fundação Getúlio Vargas é responsável pelo cálculo inicial e pela divulgação dos índices mensalmente. A instituição define o valor dos custos dentro da construção civil, como os materiais de construção, equipamentos, serviços e mão de obra e faz uma média destes preços. Todo esse processo é calculado a partir de construtoras e empresas de engenharia civil em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília que disponibilizam orçamentos destes serviços.

A organização disponibiliza o valor do índice mensalmente, porém para utilizá-lo em sua propriedade é fundamental que seu negócio imobiliário realize um cálculo confiável para seu imóvel. Por exemplo, um investidor ao comprar uma propriedade que ainda está em construção, precisará realizar mensalmente pequenos reajustes nas parcelas. Sendo assim, o INCC e outros índices variam ao decorrer da construção, fazendo necessário novos cálculos do valor do imóvel. Recomendamos então, o uso de uma calculadora de imóveis para fazer toda a média e disponibilizar o preço ideal do imóvel com as alterações do INCC.

Diferença entre o INCC e outros índices imobiliários

São diversos os índices imobiliários para o cálculo correto do valor do imóvel, porém cada um tem sua peculiaridade e sua função. Com isso, é importante sabermos diferenciá-los.

 A diferença do INCC para os demais índices, é  justamente porque outros avaliam o custo de vida dos cidadãos brasileiros. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) não avalia outras áreas da sociedade, ele está diretamente associado aos imóveis quando ainda em construção, ou seja, na planta. 

Com isso, fica claro que todos os índices são fundamentais no valor de um imóvel, porém o INCC tem grande influência no preço final dessa propriedade ainda em construção. Isto, justamente pelo índice ser um grande e importante suporte de orientação para os imóveis relacionados à construtora.

Quais os impactos do INCC na hora de investir em um imóvel?

O investimento no mercado imobiliário é uma realidade entre um grupo de investidores com o objetivo de aplicar seus recursos em empreendimentos em construção como: casas, edifícios comerciais, etc. Para realizar este processo existem diversas alternativas que auxiliam para que o investimento seja feito de forma correta e precisa, dentre essas, temos o INCC.

O Índice Nacional de Custo da Construção está relacionado principalmente com investimentos em imóveis que ainda estão na planta ou associados a construtoras. Seu papel consiste no reajuste do preço de materiais, serviços e mão de obra utilizados ao decorrer da obra. Ou seja, pode-se observar que um dos pontos importantes para realizar um investimento no setor imobiliário é o cálculo minucioso e correto dos preços de imóveis novos em construção.

Como uma calculadora INCC pode ajudar sua imobiliária?

No mercado imobiliário cálculos corretos são fundamentais. Além do estudo do setor, eles oferecem monitoramento dos índices de valorização, prevendo o valor ideal para seu imóvel. Um dos benefícios que uma calculadora pode oferecer é o cálculo do INCC para investimentos em imóveis que ainda estão em construção. 

Desta forma, as ferramentas de dados do mercado imobiliário, como a calculadora INCC serve para te ajudar a calcular os investimentos iniciais dos imóveis, como taxas fixas de serviços, mão de obra, e outras variantes por um valor competitivo e no momento mais apropriado. Para que assim, você faça o melhor investimento para seus negócios.  

Acesse o site da DataImob e descubra ferramentas essenciais de cálculos precisos e confiáveis para seus investimentos em imóveis em construção!

Marca DataImob

A DataImob é uma empresa de inteligência que desenvolve indicadores estratégicos para o mercado imobiliário. Nosso objetivo é empresa referência no mercado de indicadores imobiliários, para isso contamos com muita inovação e tecnologia.

Confira também

19 de julho de 2021

Calculadora INCC

Calculadora INCC: saiba como usar e para que serve

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) é um indicador fundamental para o cálculo de custos no setor da construção civil. Escolher uma boa […]

por Dataimob Marketing